sexta-feira, 2 de abril de 2010

É Coisa Séria - Como Planejar uma Festa

Planejando uma festa

Temos durante o ano mais ou menos 6 festas tradicionais, que são:
-Pilão de Oxalá
-Ogun e Odé
-Xangô e Oyá
-Olubajé
-Yabás
-Festa do Santo da casa

E cada uma delas requer um cuidado especial para o seu planejamento, porém todas seguem a mesma sistemática quanto a organização, estou escrevendo e também aprendendo junto, pois organizar uma festa de santo, requer tempo, dinheiro e muita paciência.

  É as questões de axé, o Oro e demais fundamento, isso dependente de axé para axé, algumas casa fazem uma semana antes outras um dia antes, mas as compras devem está prontas, e sempre devemos lembrar do que comprar e onde, aqui em São Paulo eu tenho alguns fornecedores bem legais e vou até dizer quem são:
- Grãos : o legal é comprar já uma quantidade boa, pois não precisaremos comprar de pouco em pouco, isso, acredite, gasta mais, uma dica é ir até o Granterra, na R. Andrade,Mons, 655, Brás  (11) 2195-3002.
- Folhas : Onde moro temos bastante diversidade de ervas, por ser mais afastado, mas se você não tem essa comodidade, você pode pedir pra uma pessoa de minha confiança o Babá Duda, entra no msn paiduda@hotmail.com, e fala com ele.
- Bichos: Essa já é uma questão bem pessoal, cada um gosta de um tipo de bicho, então essa fica com vocês.
Nota: Sempre fazer uma lista, com os orixás que vão ter oro, e as comidas secas que devem ser feitas, isso tudo com antecedencia, pois são tantas preocupações que na hora,  fica a correria.

Temos que lembrar que toda obrigação, requer as chamadas Coisas de Axé, seja um balaio, sabão da costa e outros artigos que encontramos nas casas de artigos religiosos. Temos diversas casas em São Paulo, mas com toda a pesquisa que fiz, duas se destacam: Flora Xangô (Tel. 11 2949-8201) e  Artigos Religiosos Rainha da Paz Lapa (Tel. 11 3834-6565). Em questão de Preço e qualidade não tem pra ninguém
Nota: Obi, Sabão da Costa, Palha da costa, Esteira, Buzios e banha de ori, são itens que não podem faltar em uma casa de candomblé, pois usamos esses itens em quase todas as obrigações, tanto nos axé quanto nas coisas da casa.

Um ponto também muito importante é a Roupa do candomblé, esse é um ponto que é de grande relevância dentro do canbomblé, afinal a roupa individualiza cada um e podemos identificar quem é quem, se você já é egbomi, temos opção do Rechileiu(www.roonar.com.br) com preços mais acessíveis e temos os rechilieus do Ogã Tadeu (www.ogatadeu.com.br) que são mais carros porém faz modelos exclusivos e bordados de uma qualidade incrivel, realmente valem o preço, ou também temos as roupas africanas, que você pode encontrar por volta de R$ 180,00 no Reino do Rechilieu/Brás (www.roonar.com.br).
Agora se você é yaô, procure perto de você uma costureira e peça pra fazer suas roupas, do seu gosto, as casas de artigos religiosos, oferecem roupa de ração, e são muito simples, para candomblé o mais indicado é realmente comprar o tecido, que seu zelador ou zeladora, deixa usar.
Nota: Seja qual for a sua opição em roupa, ela tem que estar limpa e de preferência engomada, todo mundo com suas roupas armadas e engomadas, fazem com que a roda de candomblé, fique muito mais bonita e elegante, isso vale paras as roupas da casa, tais como laços do atabaques e toalhas de mesa.
4º Comida do Candomblé, é algo que tira o sonho de muito zelador, e principalmente das Yábassés da casa, afinal são elas responsáveis por isso, mas vamos lá, cada festa tem já culturalmente suas comidas bem definidas, mas vamos falar deste mês:
Festa de Ogun e Oxossi, apesar do feijão preto ser muito mais associado a Omolu dentro do ketu, criou-se a tradição de dar feijoada nessa festa, e cai muito bem mesmo, porém temos que entender que muitas pessoas não comem a feijoada, então o legal é fazer uma saída, como uma salada de feijão fradinho com vinagrete, com uma carne assada, durante a festa é dado o pão de inhame e o as frutas de Oxossi, mas afinal a festa é do rei da fartura, então é sempre bom deixar uma mesa do lado de fora do barracão, com frutas picadas, que rende muito mais, e servi durante a festa comidas a base de milho, como cural e pamonha.
Na verdade o bolo tão tem uma simbologia, segundo os mais velhos, ele trás prosperidade a casa, então um bolo confeitado é sempre uma ótima escolha de sobremesa, e cai bem em todas as estações. Não devemos desperdiçar comida, o candomblé prega isso, então veja sempre quantas pessoas acolhe sua casa e o que muito importante é a maneira de servi, uma mesa sempre bem posta, mostra o bom gosto da casa, e também a maneira de servi.

5º A Decoração é a alma da festa, pois ela torna a casa alegre e receptiva, antigamente dizia-se que em festa de Oborós (orixás masculinos) não usava-se flores, apenas folhagem , porém hoje entendemos que, na festa de um orixá, não vem só aquele orixá, e sim todos chegam, como costumamos falar, e em caso de folhagens e flores, o Ceasa/SP, tem de quinta para sexta uma enorme variedade de flores, é só entrar no portão 4. É claro que a decoração da festa tem que ter muito a ver com o orixá que está sendo homenagiado, e não devemos fugir disso, fazendo uma decoração imparcial, como a festa que citamos acima, a folha principal de Oxossi é o Akoko, uma folha bonita que dá um visual inclivel, então podemos abusar do akoko, mas também não esquecer do mariwo de Ogun, essa é a festa que devemos trocar os mariwos que ficam encima das portas.
Nota: Ao lembrar da decoração, devemos lembrar também da Divulgação da Festa, afinal ninguém é obrigado a adivinhar o dia que estamos tocando, o Orkut, é uma opição barata e eficaz, mas os convites de papel enviados pelo correio, nunca sairam da moda, mostra que você dá importancia aquela pessoa, e em 80% dos casos, elas vão.

Todos os itens acima, envolvem Organização, e sem isso não conseguimos fazer nada, então algo que dá muito certo, é delegar funções, entre os filhos, listar tudo que você tem e o que falta e buscar a verba, esse assunto é super delicado, eu sei, mas é necessário. Na casa de santo deve existir uma cumpricidade com o zelador, pois esse, deve ter bom censo na hora de pedir algo ou quantia ao filho e outra coisa que funciona muito bem é a prestação e contas, por exemplo em casa, tudo que eu arrecado, é colocado em uma planilha, não coloco o nome de ninguém, e vou colocando os gastos também, que vai de gás até a gasolina que gastamos, e depois eu faço essa demonstração de gastos, para os filhos também aprenderem como fazer uma festa, quem vê tudo bonito não imagina o trabalho que dá.
Nota: Essa mesma Organização, vale na hora de separar as roupas dos orixás, que iram vestir, a horários que devem ser servidos as refeições e tudo mais.

7º Recepção, você já foi em uma Igreja Evangélica, se não foi, saiba que a recepção é carro chefe dele, não é atoa que o numero de adeptos deles crescem cada vez mais, e porque? Por que ele fazem as pessoas se sentirem importantes, e isso que devemos passar para os nossos irmãos e filhos. O ideal é que deixemos 2 ou 3 pessoas responsáveis pela recepção, um Ogã e uma Ekedi, que tenha simpatia, um sorrisão, isso conta muito, e vai fazer com que a pessoa se sinta bem na sua casa, vamos falar a verdade, em dia de festa a cabeça dos zeladores e zeladoras, ficam pela hora da morte, é tanta preocupação que não dá tempo de falar com todo mundo. Então preze por um bom acolhimento, se a pessoa estiver com roupas de santo, pergunte a ela de onde veio, ou quem é seu babalorixá, ou se é babalorixá, a mesma atenção vale, para Idoso, Gestante, Deficiêntes, sempre deixe os acomodados confortavelmente.
Nota: Para otimizar as coisas, as "lembrançinha", tão usadas antigamente, estão voltando com tudo, uma ótima dica são as velas personalizadas,é algo que não tem o custo tão grande e todo mundo gosta, e pra isso eu indico, o Afranio Velas dos Orixás, entre no http://www.velasdosorixas.blogspot.com, e confira!

Bom Espero ter ajudado a todos e o mais importante é o culto ao orixá, sabemos que a festa é muito bonita e é uma comemoração, mas a verdadeira festa do Orixá é o Oro.


 Bom senso e criatividade são as armas certas para você ter um evento de sucesso...

6 comentários:

MARCIA disse...

adorei todas as dicas bjsss,

trinity disse...

Gostei das dicas, muito boas.
asé

Pomba Gira Arrepiada disse...

Não conhecia seu blog, gostei!!! Virei aqui mais vezes!
Motumbá,
Nêga Jú de Osún

Anônimo disse...

adoreiiiiiiiiiii !!!!irmão==

Anônimo disse...

muito obrigado por ter ensinado mais um pouco adorei asé

Anônimo disse...

AMEI, PORQUE AQUI NA MINHA CIDADE AINDA SOFREMOS MT. DISCRIMINAÇÃO, MAS SEMPRE QUE FAZEMOS FESTAS AS PESSOAS SAEM COM OUTRA IMAGEM.
ADOREI SEU BLOG
CRIS