terça-feira, 20 de abril de 2010

Povo - Por que devo fazer o santo?

Por que devo fazer o santo?

Bom para muitos a história dentro do candomblé começa a partir do primeiro jogo de búzios, e então o zelador diz que você precisa fazer santo... Começa então uma enorme confusão na sua cabeça. O que é fazer santo? Como faço o Santo? Por que fazer o santo. Vou tentar através da minha vivencia, tentar esclarecer as essa dúvidas.

O que é fazer santo?
É ser iniciado dentro do candomblé, é o chamado nascer para o orixá. E nisso somos iniciados em um determinado orixá, que é indicado pelo jogo de búzios.

Como faço o santo?
Primeira coisa é procurar uma casa de candomblé, e conhecer. Existe a chamada identificação com o zelador e seu coração indica. Após você se identificar com a casa e com a sua nova família de santo. Começa os rituais que deverá passar para que deixe para trás energias negativas, preparando assim a sua mente e seu corpo e aí então você recebe a presença do orixá.

Porque devo fazer o santo?
Isso já é mais complicado. Cada um de nós busca algo, saúde, paz espiritual, ou por amor. Ser iniciado é ter a chance de nascer de novo, ter um novo destino, é saber que não estamos sozinhos e principalmente encontramos durante a iniciação um auto conhecimento espetacular.

Depois de Iniciado o que muda?
Muda a sua forma de encarar as coisas, você terá uma visão mais ampla de tudo e também ganha uma nova família. Mas não se iluda na idéia que fazer santo é ficar rico, isso pode acontecer, por seu mérito. Fique ciente que você terá que enfrentar os mesmos problemas do cotidiano que todos enfrentam, só que encontramos dentro do candomblé a fé e paz Espiritual. Além de muitas pessoas que suas vidas não iam para frente por algo negativo que as atrapalhavam, como por exemplo alguém que foi rejeitado durante sua gestação, essa pessoa trará consigo essa energia de rejeição, que a fará ser uma pessoas muitas vezes triste e melancólica, assim se fechando em seu mudo, através dos ebós (rituais de purificação) ela terá essa energia retirada de sua vida.

Se eu me iniciar com um falso zelador?
Como já disse anteriormente, em todos os ramos existem pessoas de má índole que não estão preparados para assumir a posição em que estão, tendo em vista que candomblé é vivencia. Mas não se sinta sozinho, o orixá tudo vê, e sabe que você não tem culpa, então procure uma casa séria e explique a sua situação e no que for de ordem espiritual, tenho certeza que você poderá ser ajudado.

Se eu depois de iniciado não quiser mais. O que acontece?
Temos que entender que o candomblé é uma religião muito séria, antes de a pessoa iniciar, o zelador tem por obrigação, explicar todos os direitos e deveres desse iniciado. Nós firmamos uma aliança com o nosso orixá e o orixá da casa onde nós somos feitos. Então é importante que você siga essa aliança, afinal não é bicho de sete cabeças não, essa aliança consiste em algumas regras simples como: não matar ou roubar em nome do orixá, está presente nas obrigações durante o ano, respeitar seu mais velho, cuida do seu igbá (lugar onde são depositados os objetos religiosos do seu orixá) e seguir com as suas obrigações.

Quantas obrigações passamos durante a vida?
Em Ketu, temos a iniciação, Obrigação de um ano, Obrigação de três anos e a de Sete anos, onde quebra o período de yaô e você se torna um egbomi, que quer dizer “mais velho” e aí através da vontade do orixá você pode ou não ser um zelador. E após esse período você vai todo ano, homenagear seu orixá.


Bom acho que ajudei um pouco você que está aí na dúvida, de fazer ou não o santo, a pensar mais e olhar o candomblé como um tudo. A principal mensagem do candomblé é Fé e Amor, acreditamos na natureza, no amor ao próximo. E tudo isso se resume em ser feliz, só que não faça o orixá para que depois jogue encima deles todas as suas fraquezas e culpa. Faça por amor e acredite!!!

10 comentários:

Anônimo disse...

Muito boa matéria,mais uma vez parabéns, os assuntos abordados com muita sutileza e clareza, que osogyan lhe abençoe cada dia mais para nos ecrever e tirarnos as duvidas referente ao axé, casa de santo pais de santo...e etc são tantos os assuntos..
axé

Fluidometria disse...

Você esclareceu bem. Estou gostando desse tema na tua voz. Beijos, MIRIAM

informaticamontessori disse...

Gostaria de sabe se quando o Orixá está cobrando a feitura , mas, por questões financeiras eu não posso fazer, como eu ficaria? Estou muito insegura. Sou obrigada a fazer?

Liline disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Já ouvi falar que se o orixá pede a cabeça e o filho não quer raspar, o Santo deixa doente,tira emprego da pessoa, namorado e tudo mais que a pessoa tiver para forçar a pessoa a entrar para o roncô, isso é verdade gostaria muito de ter conhecimento a respeito dissso. POderiam me ajudar?
Obrigado, estou deixando meu email e se puder me retorne o contato com a resposta.
sueli-gimenes@bol.com.br

Anônimo disse...

Muito Bom.

Axé

Anônimo disse...

ou voce que respondeu todas as questoes foi muito felis nas respostas objetivo e lcaro e de pessoas como vc que estamos presisando mmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmuito axe para vc e sua familia

Vera disse...

Boa noite -

A explicação estava clara, e confere com quem eu já tinha escutado. Parabéns! Vera Regina

julia disse...

Adorei a explicacao fica bem mas claro agora ,duvidas sempre vamos ter mas onde eu puder procurar respostas estou indo obrigado baba diego pelas explicacoes....

Anônimo disse...

Gostaria de saber se posso fazer o Santo gravida?