quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Cantinho dos Amigos - Oxum Karê

Salve Salve Brasil!!! Esse mês meu assunto principal é o Olubajé e sua família, mas vou atender um pedido de um irmão, que é de Karê e gostaria de saber um pouco sobre essa qualidade e também gostaria de agradecer a todos que lêem meu blog, na última festa na casa do meu babalorixá, fiquei surpreso com o número de pessoas que acompanham meu trabalho, obrigado!
Kare é um bairro localizado em Lagos na Nigéria, próximo aos templos de Osogbo, Ilobu e Abeokuta, sendo o orixá cultuado nessa região Oxum, então Oxum Kare, ou seja Oxum de Kare. Justamente por essa proximidade, Oxum Kare aqui no Brasil, é identifcada como Filha de Yemonjá (Abeokutá) e Odé (Ilobu), e irmã de Odé Kare. Podemos observar que essa região recebe a influência desses dois povos, sendo assim é inevitável que houvesse essa associação, como mostra o mapa abaixo.

Aqui no Brasil, conta-se que após Odé ter tido um filho com Oxum, Logunedé, teria ido morar com Yemonjá, lembrando que não seria o Odé da região de Ketu, que é filho de Yemonjá e sim Erinlè que é filho de Opaoká. E com Yemonjá teria tido dois filhos, Odé Kare e Oxum Kare, quando Erinlè separou-se de Yemonjá, ela cortou sua língua para que ele não contasse os segredos do fundo do mar. Foi então que Odé Kare foi morar com seu pai nas matas e Oxum Kare continuou com sua mãe, morando no rio que desagua no mar. Após algum tempo Oxum Kare sentiu saudade de seu pai e foi visitá-lo, no caminho ela sentiu fome, porém como morava nos rios e não tinha costume de caçar, só levou sua bebé, então mesmo com fome seguiu até o encontro de seu pai, que emocionado deu a ela de presente o Ofá (Arco e flecha unidos), e ensinou a  caçar, para que sempre que sentisse saudade de seu pai, pudesse fazer a viajem sem sentir fome.
Devido a associação a Odé, ela veste dourado e azul claro, e carrega um ofá no peito, em homenagem a seu pai, come omolokun com camarrão e ovos. Seu dia é o sábado como as demais yabas (Oxum, Yemonjá e Logun). Em alguns axés no 7 anos dessa qualidade, na primeira saída, leva um faisão dourado nos braços, uma alusão a lenda acima.
Oxum Karê no Ilê Axé Égbé L'ajô


Em seu assentamento, estão presentes o otá (pedra de cachoeira), ofá, conchas do mar, além de objetos de vaidade.
Espero ter ajudado nosso amigo Juninho de Oxum e continuem dando sugestões para novas matérias, que na medida do possível eu vou pesquisando para que a cada dia possamos enriquecer mais nossa religião, e fico com a frase: "O conhecimento do orixá, é dado por ele e pertence a seu povo, vamos dizer não ao monopólio do candomblé, o Orixá é património público e seu saber não deve ficar concentrado na mão de poucos!". Boa Sexta!!!


24 comentários:

Francisco de Logunedé disse...

Passando para parabenizar pela matéria, traz muita informação e esclarecimento. Já peguei até uma frase para colocar em meu orkut... rsrsrs

Asé.

Eu mesmo... disse...

Minha mãe é de Oxum Karê, e foi muito esclarecedor pra mim! Adorei e parabéns pelo blog!

Abs.

lily disse...

Parabéns aos pela iniciativa, estou adorando esse blog.

lily disse...

O blog do meu Axé, minha navalha é: http://ileaseomin.blogspot.com/ - seja bem vindo.
Axé!

Tinha disse...

Adorei!!! parabens, sou de kare e foi otimo saber mais um pouco da historia de minha mãe, minha vida e caminho!!!!

Anônimo disse...

Boa Tarde !!!

Gostaria de saber se está qualidade de oxum kare,usa um roxo bem claro puxado para o azul...
Obrigado e desc a pergunta curiosidade !!!

Anônimo disse...

quero saber quando o santo da gente nao respomde mas na roça onde nos iniciamos o que pode ser

Anônimo disse...

Aqui está abandonado,ninguem responde ?
Hou-Hou abandonado por vçs.....

Anônimo disse...

quando o santo q vc fez na roça não respode mas é pq ele é sem vergonha igual a vc .
pois orixa não tem raiva ele só tem um sentimento q é o amor, coisa q vc não deve conhecer,santo não é puteiro entenderão.
Meu nome é fabricio caso tenha alguma duvida meu tel 97448617.

Anônimo disse...

oxum kare raspa na cabeça de alguém

Anônimo disse...

Olá, sou de Oxum Karê e foi muito bom ver que alguem se preocupou em falar dessa qualidade tão importante e linda de Oxum.

Anônimo disse...

Oi respondendo ao amigo(a). Oxum kare se raspa sim pois sou de kare e só não raspei pq sou abiaxé mas ná casa de minha mãe carnal tem uma Oxum Kare Raspada.

Jéssica disse...

Sou de OXUM KARE e você foi muito esclarecedor em suas palavras. Parabéns...

diogo disse...

adorei

Jaqueline Amanda disse...

Obrigada, pois na internet se vê muita palhaçada, e é vom quando alguém resolve postar assuntos com fundamento.
Sou de Karê e não consigo saber muito sobre minha mãe pq na net não tem muito sobre ela.
Se tiver mais postagens sobre ela agradeceria, saber sobra atos, oq come, com quem come, enredo etc e tal.

Rafael Gúsman disse...

Adorei o blog!!!!!!Pois sou de Oxum Karê!!!!Adorei saber a origem do nome Karê!Um grande abraço a todos e kolofé!!!!!!

Anônimo disse...

Oiie booa noiite...
eu soua ãbia e sou de oxum kare e queriia muito raspar essa santa maravilhosa..e se fosse possiveel gostaria de saber maiis sobre ellae odé kare....beiijoos

Anônimo disse...

ME DESCULPE PELA IGNORÂNCIA, SOU DE OXUM NA UMBANDA E GOSTARIA MUITO DE SABER COMO FAZER PARA SABER A QUALIDADE DA MINHA MÃE DE CABEÇA.

DESDE DE JÁ AGRADEÇO PELA ORIENTAÇÃO.

AXÉ!!!

Thaís disse...

Oxum kare minha mãezinha maravilhosa,cada vez mais amada e lembrada que todos possam conhece-la e adora-la. O que sei de minha mãe é o que sinto dela...e cada vez mais aprendendo coisas novas,lendas diferentes e me apaixonando cada vez mais por essa linda deusa.

Katinha disse...

Boa noite!!!
Sou de oxum Kare e odè Kare, sou raspada a 21 anos e estou muito feliz por vc postar palavras tão esclarecedora. Muito obrigada!!!
Sábias palavras.
Minha mãe que te cubra de muita luz, paz, amor e muito sucesso e conquistas.

vanessa disse...

Muito obrigada por dividir seus conhecimentos. Oxum que te abençoe!!!

Fluidometria disse...

Você sempre define as qualidades e maneiras pra tratar cada Orixá. Isto sim é que é escola. Obrigada! Beijos.

Anônimo disse...

Sou de Karê e apesar de todos falarem que essa qualidade e a mais perrenhe e ''falsa''
tenho muuuuito orgulho de ser filha de karê

Anônimo disse...

Sou wilson do oxum kare sou de itabaiana sergipe. Prabens ao povo de kare yeyeo oxum protega a todos os filhos do axe