sexta-feira, 29 de abril de 2011

Qualidades – Ogum Já



Bem depois de falar de casamento, vou falar sobre qualidades, esse assunto sempre tem uma boa repercussão, afinal todos queremos saber um pouco mais sobre o “caminho” o qual fomos iniciados e como eu sempre digo: Candomblé é estudo, vivência e dedicação.

E uma das qualidades mais polêmicas é Ogun Já, ou Ogun Ajá, Aquele que come cão. O próprio nome já diz um pouco sobre o porquê da discussão. Algumas itãns nos contam que ele seria filho de Yemonjá e Oxaguiã, desde cedo demonstrava temperamento forte e explosivo e na África é oferecido a esse orixá o cão como sacrifício, porém devemos entender que é o cão selvagem, que apesar de ser da família do nosso cão domestico, não é a mesma coisa e não critico quem fique horrorizado com isso, afinal o “cãozinho” é o animal de estimação mais comum no Brasil, alias em quase todos os países de origem européia. E cultura é cultura, não podemos discutir isso.

Existe dois pontos de vista sobre essa questão, muitos zeladores, dizem que não devemos iniciar ninguém nesse orixá, pois não temos material para fazê-lo, e que isso acarreta uma espécie de cobrança dessa energia, pois quando invocamos um determinado orixá, devemos ter ciência de como ele é cultuado originalmente, nisso eu concordo, porém se pensarmos por esse ponto de vista, não iniciariamos ninguém, pois como você inicia alguém de Yemonjá, sem a água do rio Ogun? Ou alguém de Xangô sem um otá de Oyó? É complicado quando falamos desse assunto, hoje temos como comprar produtos importados da África, mas e a trinta anos? Como eram feitas. Mas continuando falando sobre Ogun Já, sua cor é o azul e o verde, que representação o ferro e o mariwó. Seu espaço é caracterizado pelas estradas de terra estreitas e retas e tem relações estreitas com Oxaguiã Ajagunã.

O fato de Ogun Já ser tão conhecido, deve ser por estar presente em várias cantigas e orikis e mesmo hoje alguns zeladores falando que não se pode iniciar alguém nesse caminho, conheço muito filhos desse orixá. E esse é um post que espero que comentem e dê sua opinião, para que assim possamos entender melhor. Segue abaixo um oriki que fala sobre essa passagem:

Oríkì ÒGÚN

Ògún pèlé o !

Ogum, eu te saúdo !

Ògún alákáyé,

Ogum, senhor do universo,

Osìn ímolè.

loder dos orixás.

Ògún alada méjì.

Ogum, dono de dois facões,

O fi òkan sán oko.

Usou um deles para preparar a horta

O fi òkan ye ona.

e o outro para abrir caminho.

Ojó Ògún ntòkè bò.

No dia em que Ogum vinha da montanha

Aso iná ló mu bora,

ao invés de roupa usou fogo para se cobrir.

Ewu ejè lówò.

E vestiu roupa de sangue.

Ògún edun olú irin.

Ogum, a divindade do ferro

Awònye òrìsà tií bura re sán wònyìnwònyìn.

Orixá poderoso, que se morde inúmeras vezes.

Ògún onire alagbara.

Ògún Onire, o poderoso.

A mu wodò,

O levamos para dentro do rio

Ògún si la omi Logboogba.

e ele, com seu facão, partiu as águas em duas partes iguais.

Ògún lo ni aja oun ni a pa aja fun.

Ogum é o dono dos cães e para ele sacrificamos.

Onílí ikú,

Ogum, senhor da morada da morte.

Olódèdè màríwò.

o interior de sua casa é enfeitado com màríwò.

Ògún olónà ola.

Ogum, senhor do caminho da prosperidade.

Ògún a gbeni ju oko riro lo,

Ogum, é mais proveitoso ao homem cultuá-lo do que sair para plantar

Ògún gbemi o.

Ogum, apoie-me

Bi o se gbe Akinoro.

do mesmo modo que apoiou Akinoro.


Um ótimo final de semana!



11 comentários:

art disse...

Sou a arte q evapora da terra dos meus antepassados,e sou usado como instrumento para perpetua essa memoria transcendental.

PRODUZO ESCULTURAS , PINTURAS EM TELAS ,PINTURAS EM ALTO RELEVO SOBRE CAMISAS, ENTRE OUTROS.
ATUALMENTE ESTOU TRABALHANDO COM A TEMATICA DAS ENTIDADES AFRO-BRASILEIRAS.
ENVIO PRA QUALQUER ESTADO
INTERESSADOS ME ADICIONE NO MSN
esculturas_arte@hotmail.com
SITE:http://leoescultura.no.comunidades.net/

onileji disse...

Ola babalorixa diego de ode, sou dofono D´ogun ja, tbm acredito q não tem nada haver essa historia de alguns zeladores de santo falarem q não deve se iniciar um yao com essa qualidade de orixa,se fosse assim estariamos vivendo uma mentira pois acredito q todo orixa possui uma magia especil, então todo cuidado é pouco quando se trata de qualquer outro orixa, todos merecem a maxima atenção. Nesse ponto de vista eu acredito q o que existe e muitos babalorixas e ialorixas despreparados quando se trata de fundamentos de orixas;pq raspar um orixa (q é a propria natureza)requer muito conhecimento e principalmente responsabilidade.

Ricardo disse...

Boa Tarde meu nome é Ricardo e sou filho de santo a dois anos em SC no Ile axé Oya Igbalé, sou borizado e estou com obrigação marcada pra janeiro, sou de Ogum já e também acredito que muitos Babas e Yas não raspam neste orixa maravilhoso por desconhecimento, e muitas vezes dizem a seus filhos que não tem como raspar e não se raspa, porque não o sabem. Motumbá a todos.

Anônimo disse...

a noite pai. sou filho deste ogum só que não li aqualidade que me deram vc conhece esta qualidade ogum mejó. me responda

Washington Carvalho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Romualdo Mendes disse...

Sua bênção Babá.

Eu acho que fui sorteado. Fui raspado com Ogum Ja em em 1986 e a partir de então minha vida que era de muito equilíbrio transformou-se num caos. Perdi tudo que tinha, me afastei com muito desgosto. Fazem 27 sete anos e vivo ainda hoje com a vida totalmente atrapalhada. Algo foi feito errado.

Antonio Carlos da Silva Gonçalves disse...

Sou filho de Ogum Já! Hoje em dia tenho muito orgulho de ser filho deste orixá. Um orixá guerreiro e que quando seus filhos estão em caminhos errados ele cobra com energia. Sei disso por experiencia propria. Salve Ogum!!!

bruno disse...

ola...
meu nome é bruno, estou em uma casa da candomblé a 2 anos e em um jogo de buzios, deu que eu era filho de ogum xoroque queria saber mas sobre essa qualidades pois eu sei que existe varios mitos sobre essa qualidade, e como é um filho de ogum como temperamento,ações e etc... pois pouco sei sobre esse ogum...
obrigado....

bruno disse...

ola...
meu nome é bruno, estou em uma casa da candomblé a 2 anos e em um jogo de buzios, deu que eu era filho de ogum xoroque queria saber mas sobre essa qualidades pois eu sei que existe varios mitos sobre essa qualidade, e como é um filho de ogum como temperamento,ações e etc... pois pouco sei sobre esse ogum...
obrigado....

THOMAS COELHO disse...

É FIQUEI MEIO CONFUSO ! POIS ATÉ ENTÃO O SANTO QUE RESPONDE EM MINHA VIDA É OGUM JÁ E ESTOU PRESTES A RECOLHER .... O QUE FAÇO ???????????

Miura disse...

Boa noite a todos motumba sou ogam iniciado a 9 anos no orixá e fui iniciado de oxaguiãn minha vida virou de ponta cabeça perdi tudo Empresa me deu desanimo com a religião e agora depois de muitos anos descubro em sonho que sou de Ogum já depois de tanto sofrimento e necessidades ele me mostrou em sonho infelizmente passamos por situações não pelo santo como repeti essa frase nos meus 9 anos seguidos e sim por muitos babalorixas de nome velho no santo e que faz da vida dos outros enfeite de barração e pior sai com o cargo de elemosso da casa para quem não conhece guardião do quarto do Oxala ,mas acredito em Orixa e uma hora isso vai mudar um abraço a todos .