quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Qualidade - Odé Karê

Boa tarde a todos,

Hoje aconteceu algo bem legal, estava pensando no que escrever no blog e recebi a sugestão no Orkut de falar sobre Odé Karê, agradeço também o carinho dos leitores...

Odé Karê

Na África é cultuado nas matas do bairro Kare, próximo a Osogbô e aqui no Brasil é considerado filho de Odé com Yemanjá, contudo ao contrário de sua irmã, Oxum Karê que vive entre a água doce que encontra a salgada, ele vive com seu pai, porém esse caminho é um aspecto mais jovial da família dos Odés, sendo a grande maioria ligada a caça noturna, só que Odé Karê foge a regra, pois é associado a caça de pequenos animais a pesca em grande escala, por isso podemos usar uma pequena rede em suas roupas e a história que narro abaixo explica o porquê ele pode usá-la:

Itan - Odé Karê e a Oxum Karê

Odé Karê e Oxum Karê, desde pequenos viviam disputando tudo, assim como não havia nada que concordassem. Enquanto cresciam, Odé e Yemanjá observavam a rivalidade e então chegará a hora dos dois entenderem que sendo irmãos teriam que conviver e se completar, afinal ambos nasceram da mesma lágrima que correu do rosto de Yemanjá.

Seus pais então decidiram propor uma disputa, deram a cada um o ofá e uma rede, para que aquele que conseguisse mais caças e pescas venceria então a disputa, contudo cada um teria que trazer o mesmo número caças e de peixes. E assim Odé Karê e Oxum Karê seguiram mata adentro, e no primeiro dia ainda distante da água tiveram que usar o ofá, Odé Karê tinha uma visão mais aguçada e conseguiu maior número de bichos que sua irmã, porém na hora da pesca Oxum Karê que era mais estrategista que seu irmão colocou sua rede próxima ao leito do rio e jogou algumas sementes e logo conseguiu pegar grande número de peixes, deixando seu irmão irritado.

Enfim acabou a caçada e a pescaria e ambos voltaram para junto de seus pais, ao chegar apresentaram suas conquistas e então Odé e Yemanjá olharam para ambos e disseram:

- Odé Karê, por que conseguistes tantas caças e tão poucos peixes?

- Porque sou melhor no Ofá meu pai – Disse ele

- E tú Oxum, porque conseguistes tantos peixes e tão poucas caças?

- Porque sou melhor na pesca do que na caça em terra...

Assim Yemanjá juntou o que ambos tinham trazido e disse a eles:

- Olhem, ambos são meus filhos e ambos são bons separados, mas podem ser bem melhores juntos!

Assim Odé Karê e Oxum Karê entenderam que unidos poderiam muito mais e decidiram então parar de brigar e se unirem, onde ele a ajuda caçar e Oxum Karê ajuda ele na pesca.

Roupas e Aparamentas

Usa roupa azul claro com um pouco de doura e também salmão. Usa Ofá e Erú, em alguns axé carrega nas costa a abebé que representa sua irmã.

Comida

Axoxó, ado e acarajé, assim como frutas e carpa assada. Tudo que é feito a ele deve ser bem apresentado, bem feito e com bastante tempero de camarão.

Espero que tenham gostado desse post e dê sua opinião, como costumo dizer esse blog é feito para o aprendizado e valorização de nossa cultura.

Abraço e até a próxima!

6 comentários:

Anônimo disse...

Mojùbá Babá!

Faz temp que ocê tava devendo falar sobre o meu papai né?!!!!rsrsrs, mas valew a demora-> Adorei-)>-)>-)>-)>-)>-)>-)>-)>-)>-)>-)>-)>-)>-)>

Como pode, além de jovem, inteligente, pai de santo e ainda por cima lidaum desse jeito sô... Eita um pai desse lá no meu terreiro...hehehe...Bjuus

S2- Carol - MG -S2

Katinha disse...

Abença! Maravilhoso!!!De fácil entendimento e rico em aprendizado.Muito obrigado por você existir e ter tanto a nos ensinar que os orixás lhe dê cada vez mais sabedoria e discernimento para a arte de ensinar.
Bjks

Rodrigo disse...

Motumba Babá!!

Mais uma vez o senhor esta de parabens pelas postagens, com seus conteudos ricos em conhecimento!!
um grande abraço

Rodrigo de logun

Anônimo disse...

Essa história me arrepiou, pois tenho uma irmã de santo de Kare e eu sou de Odé Kare, viviamos se batendo na casa de santo, e hoje somos ótimos amigos...Acho que Odé Kare e Oxum Care eram assim, por serem tão iguais...

SEU BLOG É O MELHOR PAI DIEGO!

Julio de Odé - Pirituba_SP

Junior de odé disse...

Olá Diego, sou de recife, fiquei contente em saber que sua bisavó tinha raízes por aqui. Também sou de odé, paguei meu odu iká recentemente. Tenhos 27 anos de idade, e fico feliz por saber que vc é super novo, mas demonstra responsabilidade. Meu email é joelnascimentojr@yahoo.com.br. Manda um meail para amntermos contato, sempre vou a são paulo.

ellyonardo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.