terça-feira, 14 de agosto de 2012

Qualidade: Yemanjá Ogunté



Salve, Salve todos os leitores do Terra, atendendo aos pedidos vou falar sobre uma das qualidades mais intrigantes da família do mar, Yemanjá Ogunté.

Yemanjá Ogunté é cultuada na África, na região de Abeokuta, e Oyó, e seu nome é devido ao rio Ogun, que percorre região, no qual ela é a orixá patrona, sendo assim recebeu dois nomes: Yeyê Omo ejá òdò Ogun té, Mãe dos filhos peixes do rio Ogun, ou então Yemanjá Ogunte Ogunmasomi. Pela denominação Ogun, aqui no Brasil, a cultuamos como mulher de Ogun Alagbedé, o ferreiro. Jovem e guerreira, é tida como a filha que protege Olokún, Deus dos mares, vive na areia molhada e nos recifes.
Rancorosa, severa e justiceira, tem da estreita ligação com Babá Egún, daí vem à questão do seu animal favorito, o carneiro.

Mitologia:
Yá ogunté, é a quarta filha de Olokun, ainda muito nova, casou-se com Ogun Alagbedé, e teve Ogum Akorô Onigbé, após a Ogun se retirar de Ilè Ifé, se apaixona por Odé Erinlè, o enfeitiça, e o leva para sua casa, ensina a ele a arte da cura e da magia, após algum tempo Erinlè decide ir embora e ela corta sua língua para que ele não conte os segredos que ela o ensinou. Em muitos axés, ela também luta ao lado de Oxaguiã e tem papel importante na fundação de Ejibò.
Ogunté dançando do Egbé L'ajô

Suas Roupas
Carrega azul claro, azul marinho, rosa e azul turquesa. Em alguns períodos, deve vestir branco, pois como dizem os antigos, isso a acalma. Nas mãos carrega a ofangi (espada) e a abebé, podemos também enfeitá-la com uma penca que contenha seus símbolos, o peixe, a estrela, a espada, a meia lua, assim como os brajás de búzios.
Rio Ogun - África
Com quem Ogunté caminha?
Temos que deixar claro, que uma qualidade de Orixá, muitas vezes tem caminhos diferentes, conforme a ancestralidade do filho, assim uma pessoa de Ogunté, pode ter como ojúory, Ogun, Odé ou até mesmo Xangô, pois não devemos se esquecer de onde vem o culto desse Orixá (região de Oyó). Essa é uma questão que intriga muitos dos filhos de Yáogun, pois erroneamente divulgam que ela só vem com Ogun. Outro ponto que vale discutir, é sua ligação com o odú Yorossún, isso por vários motivos, além de reger quase todas a qualidades de Yemanjá, Yorossún, representado pelo n.º 4, também faz analogia ao fato de Ogunté ser a quarta filha de Olokún, de ser acompanhada por 4 Orixás (Ogun Alagbedé, Ogun Akorô, Odé Erinlè e Oxaguã).

Um grande abraço e espero que gostem dessa postagem.

9 comentários:

Rei disse...

Perfeito adorei... Sou de Yemanjá Ogunté e sempre gosto de ler sobre esse orixá. Parabéns

danny disse...

Muito bom parabens ! hehehehe eu que te pedi pra ler sobre ela ,nossa me arrepiei toda muito bom ,mesmo parabens pelo blog e por essa postagem linda e educativa .

bjs
dani batista

Anônimo disse...

Sou filha desta Yá maravilhosa!
Adorei a matéria (:
Obrigada Babá.

Aguilarrj disse...

é verdade que seu filho a violentou e foi condenado a virar um orixa ! EXÚ ? e ele tenta se redimir desse erro mas ele é carregado demais e por isso os filhos de iemanja ogunte tem problemas com equilibrio ?????

Anônimo disse...

baba Diego, lembrando também que ogunté é independente ela não é uma Yemanjá, ela foi classificada pela a família das aguas por seu culto e seus fundamentos se perderam com o passar dos tempos. E que Ogunté raramente incorpora ou tem homens como filho. desculpe-me essa intromissão apenas quero ajuda-lo a divulgar seu site e melhor compreensão as pessoas possam ter aos seus orixás. Adupé locy deler

Anônimo disse...

Gostei muito axé

Pedro disse...

Parabéns gostei de saber pois dizem que sou dessa linda Iemanjá

Adriana Lima disse...

Fui a um centro onde o pai de santo disse q sou de iemanja ogunte com omolu xapana, mas em outro uma entidade disse q sou de iansa. E q comk meu esposo é de ogun, uma mulher de iemanja nunca se deita com um hom5de ogun. Isso é verdade?

Anônimo disse...

Adriana lima ninca ouvi yamanha bobagem.Ogum eh o melhor cpmpanhriro de ye.anja... viva frliz seu casamento