domingo, 27 de maio de 2012

Obrigação da Ekedi Madalena de Oyá


Salve, salve!

Uma boa noite caros leitores, essa foi uma semana super especial, muitas coisas aconteceram e uma delas foi a obrigação da Ekedi Madalena de Oyá, que tem mais de 30 anos que conhece nossa casa,  filha da Yá Rosa de Oyá, que foi iniciada pela Yá Minervina de Ogum. O xirê teve inicio às 17h de hoje (27/05/2012) e tivemos a honra de receber André de Oxaguiã, Mãe Nair de Oxum e Babá Hélio de Oxaguiã. Esse foi um pequeno evento para comemorar e não deixar uma data tão importante em branco, eu e a Yá Rose de Oxum em nome do Ilê Asé Egbé L’ajô desejamos a você, Ekedi Madalena de Oyá muita saúde, paz e prosperidade!

Oxum do André e Yá Rose de Oxum

Mãe Liduina de Omolu e Ekedi Madalena de Oyá 

Xirê

Oyá do Clézio e Oyá da Fernanda

Oyá da Fernanda

Oyá de Clézio

Oyá da Cida de Oyá


Adupé a todos filhos e amigos que me ajudaram e dia 01 de junho começa a função de yawò, mais uma vez conto com a presença de todos!

2 comentários:

Unknown disse...

Um dia encantador e especial....

Na presença de duas pessoas maravilhosas babá Diego e Mãe Rose de Osun, em seu barracão na presença de dese filhos de santo, comemorando a obrigação da Ekedje.Foi um dia muito especial e agradável, onde percebi o quanto eles amam e fazem de tudo pelos seus filhos e os orixás.

Babá Diego, um rapaz encantador, feliz, dedicado, com um brilho radiante em seus olhos, passando energias maravilhosas a todos nós. Um exemplo de babalorixá para nossa religião, trata todos com carinho e respeito, percebi o grande amor que ele tem pelo orixá e a dedicação em sua casa. Com sua humildade, demonstra aos adeptos do candomblé,que a religião não é só feita de dinheiro, glamour, roupas e panos caros, mais sim quando é feito com humildade e respeito, se torna lindo e especial ... e isso foi algo que chamou muito minha atenção.
Yá Rose ... uma doçura, mulher guerreira e encantadora,.grande mãe e acolhedora de seus filhos, carinhosa e dedicada. Com seu brilho e sua força, batalha pela verdade, conquistando seus ideais, e fazendo cada dia mais seu axé crescer com muito amor e carinho.
Tenho que agradecer a essas duas pessoas maravilhosas que conheci e que fizeram meu final de semana ser muito especial. Que os orixás cada vez mais levante a vida de vocês, que o Ofá de Odé faça a caça da verdade, da fartura e sucesso. Que o Alá de nosso pai, cubra de felicidade, carinho, lealdade e que as águas doces de nossa mãe traga paz, o amor e que ela nunca desampare vocês. Aprendi que tudo que é verdadeiro é eterno, por isso tudo que é feito de verdade, flui felicidade e vira eterno ... Essa frase espero que vocês guardem com carinho para sempre lembrar de mim:

" O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis.

Muito Axé.

terra dos orixás disse...

Nossa André, muito obrigado pelas suas palavras, fiquei até emocionado de verdade, que Oxaguiã e Oxum lhe abençoe pela a ajuda que prestou a nós. Abraço!

Sobre abikú

 Salve, salve leitores do Terra dos Orixás, a muito tempo eu não escrevia, mas decidi voltar a dividir o meu cotidiano e pesquisas com vocês...