segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Série Orisás – Yemanjá

(Texto baseado naquilo que vi e vivi)

Yemanjá sem dúvida é um dos orisás mais conhecidos no Brasil e é reverenciada principalmente no dia de Ano Novo e em 02 de fevereiro, dia de Nossa Senhora dos Navegantes, por conta do sincretismo religioso. Porém, quem vive candomblé todos os dias, sabe o quanto a Mãe dos Filhos Peixes é importante em nossa fé.

Em cada Bori(ritual de “dar comida à cabeça”), em cada ibèrè (iniciação), temos a presença de Yemanjá, pois ela é dona do ori(cabeça) e sabemos que cabeça ruim, Orisá ruim, ou em outras palavras, se a cabeça não quer, não acredita, o Orisá não consegue agir e transformar positivamente o caminho daquele filho.

Yemanjá tem ligação forte com os Orisás funfuns, pois estava presente na criação e a ela associamos o poder matriarcal, pois os filhos que não gerou, ela criou e ensinou a cada um a lidar com suas potencialidades e fraquezas. A mãe do grande rio, a mãe do mar, aparece em todas nações africanas, Ketu, Angola, Fon, afinal a figura da grande mãe está presente em todas as culturas, apenas seu nome muda.

A todos desejo um Feliz Dia 02 de Fevereiro, louve Yemanjá e nas palavras sábias de Mãe Stella, Yemanjá quer sua presença e não que polua o seu elemento, leve flores, cante, louve com o coração!

Entrevista para TV Alto Astral