sexta-feira, 8 de março de 2013

Mesa de Egbomi: Respeito se constrói


No candomblé, assim com em toda religião, existe hierarquia e essa organização é incumbida de manter a ordem, afinal estamos todos ali para servi. Mas não é novidade que o uso abusivo desses chamados "cargos" é cada vez mais recorrente e isso é vergonhoso.

Eu acredito que respeito se constrói não só com palavras, mas também com atitudes. Se o Orixá ou o zelador te deu um determinado cargo, corra atrás de aprender, de exercer, pois o divino reconheceu seu valor e acreditou em você, mesmo muitas vezes você ainda não está preparado(a) para aquela determinada função. Não use de forma desrespeitosa um poder que foi lhe entregue para ajudar e defender o axé.
O que pouca gente sabe, é que cargo depois de "rezado e cantado" é vitalício. O homem não pode apagar a palavra do Orixá, a não ser que este traia a confiança do axé ou tenha um ato que prejudique, e não tenha reparo, o Egbé. Essa é uma questão muito delicada, e que se ouvia pouco falar entre os terreiros tradicionais. Mas hoje com o "pula pula" de casa, se torna uma assunto super atual, onde tem pais e mães que não sabem nem tratar do problema, e fica um coloca e tira de faixa quenga a ser ridículo.
A cada passo que caminhamos, o aprendizado aumenta e a responsabilidade também e axé é lugar de gente que quer crescer, melhorar e principalmente se superar, um lugar onde podemos ser alguém independente da classe social, cor ou condição sexual. Por isso valorize o chão onde sua cabeça repousa e o Deus que mora em você se manifesta.

Uma ótima tarde.

Nenhum comentário:

Relacionamento x Vida Espiritual

--> Relacionamento x Vida Espiritual Sempre que falamos de  amor  é complicado, esse é um assunto que temos que analisar ...