quarta-feira, 8 de maio de 2013

O Resgate do Povo de Santo


Eu fico muito feliz em ver que cada vez mais, o  povo de santo está buscando o Orixá ao invés de desistir ou ir para outra religião. Quando eu era pequeno, via e ouvia dizer que fulano e sicrano tinham virado “crente”. Atualmente isso não acontece e melhor, as pessoas que se magoaram e se afastaram da religião há anos, estão buscando renovar e refazer a aliança com seu Orixá.

Como diziam os antigos, fazer santo é como um casamento, não adianta ter uma festa bonita se no cotidano você não der amor e respeito ao outro. Minha casa e outras casas de axé, estão recebendo esses filhos de santo que se afastaram da religião há cinco, dez ou até vinte anos atrás. Como é gratificante ser responsável por ver uma pessoa que já tinha perdido a fé no seu Orixá e que volta a uma casa de axé, por ver que a religião está mudando e quebrando os falsos paradigmas. Fico ainda mais contente, pois muitos meu blog está sendo responsável por muitos desses casos.

Povo do axé, vamos receber bem esses irmãos, tratar com respeito, todo mundo tem o direito de uma segunda chance e se o Orixá deu essa oportunidade, quem somos nós para jugar, cada um teve seu motivo e só sabe, quem passou. O tempo pode ser outro, mas o Orixá é o mesmo, agora, é ajudar esses irmãos a se adaptar a uma nova comunidade e cumprimos nossa tarefa com o axé, que é leva-lo de forma boa e acessível a todos.

Muito axé e que nessa quarta, nosso pai Xangô no cubra e nos proteja das injustiças.

Um comentário:

Unknown disse...

Realmente, bom este resgate pois depois de dez anos fora da umbanda tenho novamente o desejo de voltar, afinal foi batizado no mar aos 15 anos de idade, e hoje vejo a importância de voltar ao mesmo caminho.
Axé a todos.

Sobre abikú

 Salve, salve leitores do Terra dos Orixás, a muito tempo eu não escrevia, mas decidi voltar a dividir o meu cotidiano e pesquisas com vocês...