sexta-feira, 8 de janeiro de 2021

10 Formas de chamar a atenção do seu Babalorixá

1 - Chegue mais cedo durante as funções e quando o Babá entrar no barracão, você já está com seu banho tomando e sua roupa branca.
2 - Esteja sempre atento as necessidades da casa do Orisá, não pode ajudar com dinheiro, não tem problema, ajudando a economizar, a organizar e evitando desperdiço, você já colaborando em muito.
3 - Viu uma rodinha falando mau de um irmão, saia de perto ou se posicione, dizendo que não é bom para o axé, um falar do outro.
4 - Atenda com atenção e carinho todos aqueles que chegam na roça. Seja um facilitador, não coloque pedras no caminho de ninguém.
5 - Agradeça, devemos lembrar que seja emprestar um pano de cabeça ou colaborando com um quilo de grão das nossas obrigações, cada gesto de fraternidade deve receber no mínimo um "muito obrigado".
6 - Ouça, fale menos e a cada ensinamento que receber, peça a benção, além de fazer parte do humbè ainda mostra que você está aberto a aprender.
7 - Se não conseguir lembrar de tudo que deve levar a casa de asé, faça um check list, não esqueça uma roupa extra, seus fios de conta e produtos de higiene pessoal.
8 - Pegou algo de alguém emprestado, por favor, devolva como recebeu, nada de dar “perdido”, seja responsável com aquilo que é ou não seu.
9 - No mínimo, uma vez por mês você deve ir a casa de asé, colocar a cabeça para seu Orisá, dar osé, se dedicar a função do irmão, não custa nada, o mês tem 30 dias, se dedicar 10% representa apenas 3 dias por mês.
10 - Errou? Não tem problema, sente com seu babalorisá e abra seu coração, busque ser melhor, o mesmo se for magoado ou se sentir injustiçado, haja como um léssè Orisá, tenha respeito sempre, mas diálogo e ouvir a outra parte sempre é o melhor remédio.
Se você estava fazendo tudo ao contrário do que escrevi acima, pode estar aí o grande motivo de você não ter a atenção do seu Babá ou Iyà. Já se você é um exemplo, busca sempre estar presente e veste a camisa e mesmo assim ninguém te ensina nada ou te dar atenção, use a lição 10 antes de tomar qualquer decisão.

Nenhum comentário:

Sobre abikú

 Salve, salve leitores do Terra dos Orixás, a muito tempo eu não escrevia, mas decidi voltar a dividir o meu cotidiano e pesquisas com vocês...