sexta-feira, 8 de janeiro de 2021

Explicação - Importância Ekedy

 
O candomblé é uma religião onde cada um exerce sua função, sendo assim  todos possuem sua devida importância. A tradução da palavra Ekedi, direciona o significado de camareira, mas aos meus olhos, deveriam ser vistas como nossas "diretoras de harmonia", pois são elas que lutam para manter a ordem enquanto todos dormem, as mesmas se mantém firmes e atentas cuidando de nós.

Afirmo com todas as palavras que para ser uma boa Ekedi não é preciso um adjá na mão, assim como não é preciso ser uma excelente dançaria ou até mesmo saber se equilibrar em um salto Luíz XV. Isso tudo é besteira, pois apenas uma palavra daquela que carrega o segredo é capaz de invocar nosso Orixá, é o cargo em que é os olhos na casa, são as mãos que apoiam e ajudam os yawòs, o ombro que apoia meu ory enquanto eu choro por mais uma decepção. As Ekedis me dão força e serenidade nas horas do desespero e da ansiedade. Por tudo isso é que eu acredito que merecem ser chamadas de mães e não pela roupa chamativa, pela empáfia e nem pelos "carões" que cada vez mais tomam conta e acabam com a real função dessas mulheres que assim como eu ou você, nasceram para servi.

Atenciosamente, 
Babá Diego de Odé 

#candomble #ketu #babadiego #babadiegodeode #itapevi #ekedi 

3 comentários:

Anônimo disse...

muito bem, as suas palavras são sábias. eu mim chamo Nair, eu sou Ekedi o meu orixa e Omulu.

edson ralf estivens disse...

realmente se todos tivessem essa visão até as ekedjes seriam melhores em suas funções,agradeço de coração o respeito e carinho por nós ekedjes.
dofona d'oxum,ekedje dóxosse.
S
ROBERTA BRETAS.

Kellen Iapéter disse...

Bom dia à todos os irmão de fé. Bênção à todos e que meu Pai Xangô lhes dê caminho e prosperidade. Sou Ekedhi d'Xangô e amo o que faço.
Axé !

Sobre abikú

 Salve, salve leitores do Terra dos Orixás, a muito tempo eu não escrevia, mas decidi voltar a dividir o meu cotidiano e pesquisas com vocês...