sexta-feira, 8 de janeiro de 2021

Ensinamento - Oyá e Seus Caminhos

(Por Babá Diego de Odé)

- Mensan: Ligada às tempestades e as mudanças de estação. Foi ela quem se opôs a Ogún quando ele queria invadir as terras de Nánà. Diz a itàn (lenda) que ele a dividiu em nove (Mensã = Dividida em nove), e ela teria dividido ele em dois, Ogún Mèjí (Dividido), dando origem a ambos cultos, por essa ração carrega nove adaga (espadas).


- Tópé: Mãe do fogo, aquela que acompanha Esú e Sangò. É ela a terra que envolve o Odú Ará (pedra do raio). Feiticeira, buscava sempre receitas para ajudar a humanidade a evoluir. Uma das mais importantes presenças no agèrè (Ritual do fogo). É comparada em seus mitos a cobra mamba-negra, o que nos indica o cuidado com que os ancestrais tratavam desse caminho.


- Onira: Ligada a ancestralidade feminina e a água. Mora onde o vento da curva e passa pelo rio . Seria filha rejeitada de Osún Òpárá e Ogún Wárìn, que foi posteriormente resgatada e cuidada por seus pais, porém antes disso passou por várias provas, até que se uniu com sua mãe e como boa artesã, confeccionou o Edan Opará, as agulhas. Forjou em cobre a primeira Eréké (máscara) usada no culto a Iyámín. (Por Babá Diego de Odé)



- Igbálè: Mãe dos ancestrais, é o momento onde Oyá dá luz a Egungún, seu último filho. Usa branco por respeito aos ancestrais e também é chamada de Oyá Furé ligada a Omolu e Iyèmonjá, é aquela que apazigua a consciência na morte ou Oyá Fònán, ligada a Ogún, é aquela que acompanha as almas até a sepultura.


- Ologúnerè: Momento onde Oyá é feiticeira e caçadora, ligada a Ibeji e Ologúnèdé. Foi ela quem colheu o primeiro galho de Iroko que caiu e esculpiu o primeiro Ère (estátua de madeira feita a imagem do Orisá). Durante a guerra de Osún e Òbà, teria escondido Ologúnèdé e de presente recebeu um Ofá miraculoso de Odé Erinlè.


 - Bágan: Senhora da noite, foi cega pelo braseiro enquanto tentava roubar o fogo de Esú para levar a Sangò. Mora na mata escura e guia os espíritos dos encantados, dividindo o mundo dos mortos com Igbálè, ou seja, aqueles que não recebem honras após a passagem, são cuidas por ela. Tem profunda ligação com Odé Danadana, ela teria coberto ele de penas de gavião para esconde-lo dos inimigo. Usa marrom, branco e cada búzio em sua roupa representa um ancestral.  


- Petù: Ela divide o clarão do céu com Ayrá. Senhora da botânica e companheira de Osayn. Teria aprendido com Iyá Ijimú e Iyá Ominibú o mistério da lama primordial. Junto com Ayrá venceu muitas guerras. Carrega a Dojé (facão) para guerra e para colher ervas e raízes. (Por Babá Diego de Odé)


- Akodun: Oyá que seria a versão mais velha de Onira, teria ajudado Osogiyon a entrar no mundo dos ancestrais e a ele deu o àtorí, por esse motivo usa branco e rosa bem claro. É dela o vento que sopra nas plantações e ajuda a fertilizar a terra. Tem ligação com Orisá Okò.


- Iyá Ègbé ou (Iyá Mensan Orún): Mãe dos abikú (crianças que nascem para morrer), são raras as suas iniciadas. É dela o caruru, comida que fez com os retos de Sangò para alimentar os Ibeji. Representa a mãe que amamenta o recém-nascido no orún (céu). Nessa itán não aparece como dividida em nove como Mensan, mas que se dividiu, ou seja, deu a luz a nove filhos.

Com muito carinho,
Babá Diego de Odé 

8 comentários:

Unknown disse...

Olá Babá
Queria saber se senhor ja escutou falar de Oyá Tolode? É se escutou se pode falar um pouco sobre ela.
Desde ja Agredeço.

terra dos orixás disse...

Olá Aline,

Não, mas a tradução é Aquele ou Aquela que mora no caminho ou caminha.

Muito asé!

Unknown disse...

Olá! No primeiro tópico fala sobre mensan e no último tb fala sobre mensan. Gostaria de saber se há 'extensões' dessa qualidade ou se ocorreu um erro de postagem. Grata

Unknown disse...

Mukuiu babá!
Primeiramente obrigada por dizer um pouco de Oyá. Poderia falar um pouco mais sobre Orina? Essa qualidade de Oyá é ainda um mistério pra mim! Obrigada!! Asé de Oyá

Unknown disse...

COMO SEMPRE BABA CAPRICHOSO NAS SUAS POSTAGENS....CADA VEZ QUE LEIO ME SINTO MAIS RICA EM CONHECIMENTO.. A BENÇA E MUITO ASE...

Unknown disse...

oi boa tarde, sou angola tumbajussara, sou de bamburucema, eu sei que dentro do keto há diferenças nas qualidade, mas a minha pergunta é: qual das qualidades aki apresentada seria ou é parecida com bamburucema?

terra dos orixás disse...

Olá Aline, Mensan é o momento onde ela é dividida em nome, e Iyá Egbé ou Iyá Mensã Orún, é o momento onde ela dá a luz aos nove filhos. A palavra Iansã, é derivada de Iyá Mensã.

Eloy Augusto disse...

A Bença Pai! E sobre Oyá Injebé? Já disseram que ela seria minha Oyá. Ela é uma Igbale ou uma Oyá que só usa o branco por sua ligação com Osalá?

Sobre abikú

 Salve, salve leitores do Terra dos Orixás, a muito tempo eu não escrevia, mas decidi voltar a dividir o meu cotidiano e pesquisas com vocês...